Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat sedia VI Encontro de História Oral do Centro-oeste em Cáceres
Unemat sedia VI Encontro de História Oral do Centro-oeste em Cáceres
02/10/2007 15:08:25
por Coordenadoria de Comunicação Social
Professores de várias universidades brasileiras participam de encontro em Cáceres
Professores de várias universidades brasileiras participam de encontro em Cáceres

Começou nesta segunda-feira (01) o VI Encontro de História Oral do Centro Oeste no campus da Unemat em Cáceres com a presença de professores de várias universidades brasileiras e de acadêmicos e professores de várias cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O evento que segue até a próxima sexta-feira (05) é realizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) , por meio da regional centro-oeste, juntamente com o Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres e o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O encontro tem como proposta abrir espaço para discussões sobre os trabalhos que vem utilizando a metodologia da história oral nos trabalhos. O tema: “Memória, Sensibilidade e Práticas Culturais”, vai discutir em palestras, mesas redondas, mini-cursos e oficinas questões os diferentes usos e formas de abordagem da história oral, narrativas e memórias.

A presente nacional da Associação Brasileira de História Oral, professora doutora Marluza Harres, da Universidade do Vale do Rio do Sinos no Rio Grande do Sul, enfatiza que a realização do encontro regional em Cáceres é uma forma de vencer as distâncias geográficas e oportunizar o debate a cerca do tema. Durante sua fala na conferência de abertura do encontro, ela destacou como que a história oral é um campo multidisciplinar e que tem uma metodologia própria no trabalho de forma a dar voz aos excluídos e denunciar desigualdades.

O pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat, Agnaldo Rodrigues, que representou o reitor Taisir Karim, na abertura do evento ressaltou que apesar do momento de dificuldade pelo qual a universidade vem passando as parcerias são fundamentais para assegurar a realização de eventos importantes como o VI Encontro de História Oral do Centro Oeste.

A professora doutora Regina Beatriz Neto, que é responsável pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, lembrou que a presença de professores e participantes de várias regiões do Brasil é importante porque o encontro sai dos tradicionais locais de realização e vai para o interior.

Para a professora mestre Maria do Socorro Araújo, da Unemat e membro da comissão organizadora do encontro, lembrou que as parcerias foram fundamentais para a realização do evento. “Aproveitem todos para não apenas apertar a mão, mas para dialogar com nossas referências bibliográficas”, recomendou Socorro.

As conferências serão ministradas no período noturno. De manhã estão programadas os mini-cursos, oficinas e também as mesas redondas. O período da tarde é reservado para os grupos temáticos e também apresentação de trabalhos. Nesta quarta-feira (03) também será lançado pela Editora da Unemat, a coletânea: “Ensino de História: Trajetórias em Movimento”, que é organizada pelos professores da Unemat: Nauk Maria de Jesus, Osvaldo Mariotto Cerezer e Renilson Rosa Ribeiro.

Lygia Lima – Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada